6 de junho de 2008

É hoje...

Tinha prometido que dava a minha (humilde) opinião sobre o eventual castigo da UEFA ao FC Porto. Quem me conhece sabe que sou unio-benfiquista: unionista por escolha e benfiquista por herança familiar, apesar de pender sempre mais para a UD Leiria.

Adelante... o castigo do FC Porto! Um ano sem competir na Europa "dos grandes", na Liga milionária. É imenso tempo, o FC Porto vai perder imenso dinheiro, mas considero-o, no limite, justo. Se nas letrinhas pequeninas está escrito que os clubes que estão ou estiveram envolvidos em processos de corrupção devem ser afastados, foi o que aconteceu! Os portistas vão-me saltar em cima por causa do LF Vieira. Eu sei! Eu sei! Foi ele quem mexeu no ninho da víbora. Mas se fosse ao contrário, apoiaria na mesma a decisão. E apoiaria, da mesma forma, se fosse com a UD Leiria. A Justiça é para se cumprir. Ponto final. Quem não cumpre, sujeita-se.

Contudo, reconheço que é (muito) mau para o clube e para as aspirações portuguesas na Europa do futebol. Pronto... e é isto! Agora, 'bora trabalhar que se faz tarde!

12 estrelinhas:

Anónimo disse...

Não ganham nada.. É só choradeira.. Chora o Chalana, chora o Rui Costa, chora o Vieira...
VQ

Miguel F. Carvalho disse...

o SL Benfica só perguntou à Federação se eles não estavam um bocado esquecidos por ainda não terem enviado o processo para a UEFA...

Cristina disse...

VQ, é uma choradeira pegada, meu querido :D

Miguel, foi só um niquinho de esquecimento, pá.

Beijoooossss e bom fim-de-semana

Requiem disse...

"Quem me conhece sabe que sou unio-benfiquista: unionista por escolha e benfiquista por herança familiar"

Deixa lá, todos nós temos defeitos...

Eu cá acho muito bem, se tiram 6 pontos ao meu Belem por erros da federação espanhola tambem quero que os outros sofram!

SunGod disse...

raio de herança também... lol preferia ficar pobre nesses aspecto ou ser deserdado :D

Speeder76 disse...

Enfim, lá escreveste sobre o assunto. Por mim, não me afecta: sou benfiquista. E toda a gente acha justo o castigo, menos os portistas, claro!



Mas porque queria que não tocasses no assunto? Vivemos num país futebolisticamente polarizado, o que não falta por aí são "hooligans" cujo prazer é vomitar todo o seu ódio. É por isso que nas minhas bandas... futebol não entra!


Mas pronto, já está. Espero que agora percebas o termo "calendas gregas"...

Cristina disse...

Requiem, atenção que o Belenenses é o meu 3.º clube. Na dúvida, e quando os meus 2 primeiros amores estão na mó de baixo (como se viu muitas vezes este ano), digo sempre que sou do Belenenses - tenho uma tia que vive pertíssimo do Restelo, e por isso gosto dos gajos ;)

Sungod, olha quem fala... deves!! ;)

Speeder, eu sei, eu sei... tu és mais motores e rodas a grande velocidade. Txiii... hoje passou por mim um brutal Ferrari, bacano! Nem te passa... eu que nem acho piada nenhuma a carros, fiquei a babar-me :)

Beijoooosss

NI disse...

Ora bem, permitam, então a opinão de uma adepta do F. C. do Porto.

1ª Questão:

É justo que um clube que prevarique seja penalizado?

Resposta:

Sim. Seja que clube for.

2ª Questão:

Concordo com a pena aplicada ao F. C. do Porto face à legislação nacional, internacional e desportiva aplicáveis?

Resposta:

Não.Escuso-me de alongar em considerandos jurídicos (a minha área profissional) por respeito à minha querida Amiga Cristina que não merece uma seca desta natureza. Apenas direi que a decisão da Liga viola princípios constitucionais e penais portugueses e a decisão da UEFA viola os princípios da não retroactvidade da lei e da equidade. Estes princípios são intenacionalmente consagrados. Quem tiver tempo pode ler o referido regulamento e as ultimas decisões da UEFA nomeadamente as que dizem respeito ao futebol italiano.
Finalmente, a lei desportiva não está acima da lei de um país e das normas internacionais.

3ª Questão:
Luís Filipe Vieira

Resposta:

Quem muito clama por integridade e verdade futebolista tem que ser, no mínimo coerente. Uma pessoa que paga e protege uma Carolina. Uma pessoa que apresenta queixa de tudo e de todos para ganhar na secretaria o que não ganha no jogo jogado (porque os árbitros não têm marcado penaltys no termo do tempo regulamentar para os famosos 1-0). Um homem que tem relações privilegiadas com um senhor que, só por acaso, é marido de uma Senhora Procuradora que, só por acaso, conduz o processo do Apito Dourado. Esse senhor tem tudo menos carácter e esquece-se que os telhados de vidro podem partir.

Para terminar: como é possível condenar um clube com base numa acusação de um órgão judicial (Ministério Público)que ainda não foi sujeita a julgamento? O princípio "in dúbio pro reo" é para enfeitar? Imaginemos que o julgamento crimnal acaba com a absolviçao dos arguidos? quem vai assumir a indemnização? A Liga? A UEFA? O Sport Lisboa e Benfica? A ver vamos.

Francisco o Pensador disse...

Cristina, respeito a tua opinião.
Mas sem querer repetir-me acho que os benfas estão a criar (mais uma vez) falsas expectátivas e depois vão ficar (mais uma vez) desiludidos.
Só não quero é que depois se chegue ao ridiculo de dizer que o Pintinho também comprou a UEFA!

Esta 1ª decisão era "esperada" e é apenas para cumprir burocracia.

Cristina, mesmo que num cenário totalmente "impensável" o Porto venha a ser afastado da Champions este ano, quem iria pagar a fava rica seria a liga.
O Ricardo Costa tanto quis agradar alguns "senhores" (os mesmos da Carolina) e tanto quis ganhar protagonismo que acabou por meter agua.
Aliás...até o Madail já se apercebeu da asneira!
Não vês como ele anda todo aflito agora?

Sobre o Vieira.
Cristina, se não tivesse sido ele, teria sido outro qualquer.
Embora possas ficar um pouco admirada, a verdade é que os portistas não dão assim tanto valor ao Vieira como a partida possas pensar.
Ele é que quer fazer passar a imagem de que é o presidente encarnado mais odiado de todos os tempos pelos portistas para ganhar a simpatia dos Benfas...

Na verdade, quanto mais anos ele estiver no Benfica...melhor será para os interesses do Porto.

Abs

Cristina disse...

Ni e Pensador... antes de mais, obrigada pelos comentários de ambos. Devo dizer que foram muito mais elucidativos do que os senhores de "fato e gravata" que tentam explicar o tema.

E sim, concordo com ambos, quando dizem que o LF Vieira é muito menos importante para o FC Porto do que aquilo que imagina. De leis não entendo absolutamente nada. E aquilo que sei do caso é o pouco que oiço na nossa comunicação social, que (perdoem-me os portistas!) passam mais tempo a bajular o sr. Pinto da Costa do que a entrevistá-lo como deve ser.

Mais uma vez obrigada... escusei-me a agradecer-vos individualmente, porque as vossas opiniões iam dar a um mesmo caminho.

Beijoooosss e bom fim-de-semana

Nuno disse...

Este caso é só mais um para alimentar a podridão que habita no futebol português. Eu tenho várias coisas a dizer relativamente a isto e algumas dessas coisas são contraditórias. Se, por um lado, concordo que o FCP seja realmente impedido de participar na Liga dos Campeões, por outro lado, não concordo que o Benfica participe, à custa do que se está a passar. Mas vejamos:

Em primeiro lugar, caso o FCP seja efectivamente condenado, será bem feito para o próprio clube e, em particular, para o P. da Costa. Porquê? Por causa do pretensiosismo dele e da arrogância com que ele tratou o caso da perda dos 6 pontos no campeonato. "Ah e tal, ficamos sem os 6 pontos, mas... Que se lixe! Ficamos a 14 pontos!". Se não recorreu desta sentença, por que há-de recorrer agora que foi impedido (pelo menos, para já) de participar na Liga dos Campeões? Não haverá aqui uma falta de coerência? Se é culpado num caso, será culpado no outro (ou vice-versa)! Se recorre da decisão que impede o FCP de participar na Liga dos Campeões, deveria ter recorrido da decisão que lhe retirou 6 pontos no campeonato nacional. Se é inocente num caso, seria, logicamente, inocente no outro. Claro que, se se vier a verificar que tudo não passou de um mal entendido e que o FCP tem toda a legitimidade de participar na Liga dos Campeões, tanto melhor. Ao menos assim a imagem do futebol português não fica mais manchada do que já está.

Em segundo lugar, a atitude de Luis Filipe Vieira, que ainda é mais lamentável e triste do que o pretensiosismo e arrogância de Pinto da Costa. O presidente de um clube como o Benfica, que diz que é necessário que haja rectidão, honestidade, etc., para que possa existir respeito e prestígio, não pode tomar a posição que está a tomar. O facto de estar a chamar a atenção para o facto da FPF estar a querer defender o FCP não poderá ser considerado "coacção"? Não estará ele a coagir os orgãos de decisão, de forma a influenciá-los e a levar a que o FCP seja castigado? Não é a coacção um crime? Eu sei porque é que ele está a agir assim. O Benfica teve uma época francamente má e, portanto, como não conseguiu um único resultado satisfatório no campo desportivo, esta é a oportunidade de ouro que tem para salvar a época. Ele está, assim, a tentar o tudo por tudo para, mesmo tendo obtido apenas o 4º lugar no campeonato, conseguir um acesso à Liga dos Campeões. Mas agora eu pergunto: Não é legítima a posição que a FPF está a ter, em defender o FCP? O que raio queria LFV que a FPF fizesse?! A FPF existe para proteger ou para condenar os clubes portugueses? Esta opção de LFV é absolutamente lamentável e, se o desejo dele é conseguir o carinho e o apoio dos benfiquistas, não será assim que o vai conseguir. Eu, como simpatizante do Sporting, caso fosse benfiquista, teria vergonha.

Para terminar: Não foi o LFV que foi alvo de escutas telefónicas que teve com Valentim Loureiro, acerca da escolha do árbitro para um jogo qualquer da taça? Li num jornal uma transcrição dessa conversa e ocorre-me questionar por que raio é que o LFV não se mantém calado? Sempre ouvi dizer que quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras ao vizinho! Parece que elas podem sofrer um efeito boomerang... Vamos ver no que isto vai dar.

Um beijo grande,
Nuno.

Cristina disse...

Nuno, no processo "Apito Final", a minha opinião é que o FC Porto deveria ter recorrido, tal como fizeram Boavista e UD Leiria. O Pinto da Costa recorreu em nome individual, ficou a faltar uma reacção do clube.

O LF Vieira é uma personagem controversa... um homem que agora se virou para o SLB e amanhã quem sabe(?).

Estou curiosa para ver o desfecho deste novelo.

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger