30 de setembro de 2012

Baby-post #08: Verdades e Mitos do 1.º trimestre de gravidez

Completo hoje 15 semanas. Estou mais do que oficialmente no 2.º trimestre da gravidez. Por esta altura, o meu filhotinho está, mais ou menos, com 11 centímetros. A barriga começa a notar-se, apesar de ser pequenina; tenho o feeling que vou ser daquelas grávidas que só vai ganhar uma barriguinha básica. Na minha última consulta (que foi há 2 semanas), ainda não tinha engordado um único grama.

Armada em parva ainda não ganhei o hábito de me besuntar de creme anti-estrias: grávidas deste Mundo, não façam o mesmo que eu... e previnam-se mal descubram a gravidez!!! E mais ainda: de entre todas as roupinhas que as avós já compraram, falta-me vestuário para os primeiros dias e acho que é nisso que vou pensar nos próximos dias.

Abaixo estão algumas verdades e mitos - comentados e revistos - sobre o primeiro trimestre (que, para mim, foram só dois meses, porque quando soube já tinham passado 4 semanas!)

-------------

1 - Evitas os enjoos matinais se, antes de te levantares, comeres uma bolacha de água-e-sal - MITO
É treta, e se, eventualmente, resultar é pura coincidência (aconteceu comigo!). Comecei a comer umas bolachinhas antes de levantar a cabeça da almofada e não vomitava. Quando fui de férias não as levei... comecei a suar frio e pensei que ia ter as férias arruinadas, que ia vomitar as entranhas todas as manhãs... e não aconteceu nada. Aliás, depois disso deixei de comer as benditas e nunca mais vomitei de manhã - aliás, vomitei, há 3 dias.

2 - Evita fritos, doces, manteiga; come só coisas saudáveis e vais ter uma gravidez perfeita - MITO
As minhas primeiras semanas foram passadas a comer apenas iogurtes, pão com queijo, fruta e sopa. O estômago ardia até ao meu mais profundo ser se comia outra coisa qualquer - mesmo que fosse a iguaria mais saudável do mundo...

3 - Já sinto o bebé a mexer - MITO
Queridinha, a isso chamam-se gases. Sentir o bebé só depois das 16 semanas.

4 - O calor incomoda mais do que o habitual - VERDADE
Andamos com as hormonas todas aluadas. O nosso termómetro corporal anda aluado. É horrível, mas é verdade; a coisa boa é que, durante o Inverno, não serão precisas toneladas de roupa para aquecer.

5 - Memória de peixinho e falta de concentração - VERDADE
Vão-se habituando. Há dias em que tenho de escrever num papel "Fazer o jantar!", senão esqueço-me... mais uma vez, culpem as hormonas (são a desculpa perfeita para TUDO!!). Nesta altura do campeonato, todo o sangue flui para todo o lado, excepto para os nossos neurónios.

6 - Choraminguices em todos os episódios da "Anatomia de Grey" - VERDADE
Mais uma vez: vão-se habituando. Alterações hormonais no seu expoente máximo (todas em uníssono: as hormonas... !!). Por isso, chorar quando vez a Meredith a discutir com o Derek, e logo depois ir desabafar com a Christina não é devido à profundidade dos diálogos e do argumento, garanto.
Chorar a sério vais chorar quando vires o bebé na ecografia pela primeira vez, ou quando ouvires o coração, ou quando o médico disser a frase mágica "Está tudo normal!".

7 - Apetece-me gelado de chocolate com papaia verde, às 3 da manhã - MITO
Isso não são desejos, é pura maluquice. Pode-te apetecer comer mais uma coisa do que outra, mas desejos propriamente ditos, são a desculpa que muita mulher grávida arranja para meter o marido à procura de morangos em pleno mês de Dezembro.

8 - Passar de um estado "não tenho fome" para um estado "podia comer uma zebra inteira" em 5 minutos - VERDADE
Não tenho nenhuma explicação lógica para isto, mas... honestamente... não há nada de lógico neste estado.

0 estrelinhas:

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger