17 de outubro de 2017

Odeio 2017

A minha mãe morreu. Às 06h00 do dia 31 de agosto, tornando, assim, 2017, oficialmente, o pior ano de toda a minha vida.
A dor que trago em mim é tão esmagadora que estive, até ao dia de hoje, a pensar se havia de voltar a escrever, ou se deixava definhar os blogues.

Mas como me disseram, escrever ajuda-me a libertar a alma.

Não é fácil lidar com a morte. Não é fácil lidar com a morte de um pai - especialmente, daquele que nos trouxe ao mundo, limpou-nos o rabo, mudou-nos a fralda, nos velava quando adoecíamos, dava beijos nos dói-dóis, nos escutava, nos amparava... a minha mãe era isto e muito mais.

A dor que trago é tão grande que não existem, no mundo, medidas suficientes para a contabilizar. Tenho vindo, lentamente, a perceber que não há como lidar com a dor da perda. Aprendi sim, a adaptá-la aos dias. A encaixá-la nos momentos "mortos" do dia.
A tristeza, a amargura, a raiva... não desaparecem. Creio que, dificilmente, desaparecerão.

Continuo a chorar, enquanto escrevo estas linhas. Sei que as lágrimas não ma devolverão. Sei que ela odiaria ver-me assim, mas é tão mais forte do que eu.
Quando desligo o chip de "filha" e ligo o chip de "mãe", as lágrimas páram. O Henrique merece ter a mãe a 100% para ele. E, isto, aprendi com a melhor!


3 estrelinhas:

Aranhita disse...

Sinto muito. Muitas forças na tua vida um beijinho grande

Iza disse...

Olá, como compreendo essa dor... dói muito perder alguém que é tão nosso. Mas tenho a certeza que é uma pessoa corajosa e vai continuar em frente... Eu tenho um pequeno blog e tenho um texto escrito para um amigo importante que perdi... talvez queira ler...http://acredita-em-ti-e-voa.blogs.sapo.pt/ate-sempre-amigo-85953

abraço com força e siga sempre em frente! Ganhou uma estrela no céu que quer vê-la sorrir!

NI disse...

Minha querida,

Nesta altura não há palavras para te consolar. Mas sabes que apesar da ausência e da distância tens sempre um colo para te aninhares.

Um abraço bem forte.

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger