14 de janeiro de 2014

Yämmi - a minha experiência

Os meus muffins (ou melhor, o que sobrava), no dia seguinte.
Comprámos a Yämmi. Depois de algum tempo de indecisão (compramos? não compramos? esperamos que saia a máquina do Pingo Doce?), fizemos um manguito ao Sr. Soares dos Santos e optámos por ir a um estabelecimento comercial da pertença da Sonae (Sr. Belmiro, já sabe... o chequezinho já pode ser enviado) e trouxemos a mimosa da máquina para casa.

Além de ler o livro de instruções, a primeira coisa que fiz foi montar a máquina e tentar perceber para que serviam as peças (para quem a for comprar: o copo medidor - que serve de tampinha à tampa do copo principal - está encafuado numa das placas de esferovite!), como funcionava as cenas do tempo/velocidade.
E... imagine-se... aquilo é super-fácil de entender.

Para experimentar, só fiz uma sopa para o miúdo. Tinha poucas coisas na despensa e não valia a pena estar a inventar logo no primeiro dia. E a verdade é que saiu tão boa e tão cremosa como qualquer uma das sopas que costumo fazer-lhe, com a vantagem que durante o tempo de cozedura pude dar atenção ao menino, em vez de estar constantemente alerta ao tacho, com medo que viesse tudo por fora, ou que queimasse...

Programei a coisa para 30 minutos, e nesse tempo pude brincar com o Henrique, arrumei a louça que estava no escorredor, estive ao telefone... findo o tempo, um sinal sonoro "disse-me" que a os legumes estavam cozidos e que já podia triturar.
O Henrique tem medo da varinha mágica. Mal lhe põe os olhos em cima, começa logo o beicinho e tenho de o tirar da cozinha para terminar a sopa. Com a Yämmi, não foi preciso. Num minutinho, e com pouquíssimo barulho, triturei a sopa, e sem ter de transferir, constantemente, o Henrique entre a sala e a cozinha.

Ontem, depois de uma passagem pelo supermercado, experimentei-me noutras aventuras. Muffins de chocolate. Em menos de 20 minutos (e destes, 15 minutos foi o tempo de forno), tinha um tabuleiro com 11 muffins quentinhos, crocantes e com um interior também em chocolate que derretia... uma delícia.
Para o jantar, num dia frio, nada melhor que uma sopinha. Tentei a sopa camponesa. E, mais uma vez, durante a cozedura, vi tranquilamente a cerimónia da entrega da Bola de Ouro, estive ao telefone com o meu irmão, brinquei com o Henrique... uma série de pequenas coisinhas que não faria. Até podia ter ido tomar banho descansada, sabendo que a máquina desliga sozinha.

Se comprava a Bimby? Pelo preço absurdo não, mas esta, pelo que vejo tem uma relação qualidade/preço aprazível. Ou como li no blog As Dicas da Ba: "Não se pode comparar um simples utilitário com um carro topo de gama. Se cumprem a mesma função? Cumprem, andam os dois, mas sabemos que há diferenças. Aqui é a mesma coisa."

2 estrelinhas:

M de Francisca disse...

Também andamos indecisos a comprar... Recomendas?

Cristina disse...

M de Francisca, para já estou satisfeita. Ainda ontem fiz pão com chouriço e fazer a massa foi um instantinho.

E agora que o bebé já começa a comer doses maiores de sopa, faço-lhas em meia-hora, sem me chatear... é só meter os legumes dentro da máquina, programar e tenho esse tempo para fazer outras coisas. Poupa-se tempo, pq podes estar a cozinhar e podes ir tomar banho, fazer a cama, arrumar louça, etc...

E, pelas coisas que já ali fiz, o sabor dos alimentos mantém-se. Já fiz os tais muffins de chocolate, fiz pão com chouriço, fiz duas sopas para o Henrique, uma sopa para nós e peixe em papelote cozido em vapor.

Mas tenho uma amiga que está super-satisfeita. Já tem a Yämmi dela desde o Natal e já fez milhares de coisas. Veio cá a casa e trouxe uma mousse de manga deliciosa.

Recomendo, sem dúvida.

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger