17 de janeiro de 2014

Curiosidade ou algo mais?: " 'Mein Kampf' de Adolf Hitler no top de vendas online "

A notícia não é de hoje, mas julgo que passou despercebida. A obra "Mein Kampf", escrita por Adolf Hitler, está no top de vendas de ebooks.

Abaixo a notícia completa retirada da edição online do Diário de Notícias:

Edições digitais do livro ideológico do ditador nazi estão a atrair a curiosidade dos leitores. A privacidade de leitura que as novas tecnologias oferecem favorece a procura da polémica obra que fundamentou o nazismo na Alemanha.

As edições digitais de 'Mein Kampf', o livro escrito por Adolf Hitler, que se tornou na "Bíblia" da ideologia nazi na Alemanha, transformou-se, nos últimos tempos, em bestseller nas livrarias electrónicas.


Segundo o jornal britânico "The Guardian", o editor Chris Faraone, que escreve no site Vocativ.com, afirma que "só através das edições gratuitas da obra, em língua inglesa, foram feitos 100 mil downloads, enquanto nas versões pagas se tem assistido a um aumento exponencial das vendas". Em sites como a Amazon, onde um exemplar digital custa cerca de um dólar, 'Mein Kampf' lidera o top dos livros mais vendidos, na secção de "Propaganda e Psicologia Política".

As edições eletrónicas de 'Mein Kampf' estão a ser um surpreendente fenómeno de vendas online mas Chris Faraone não acredita que se trate de uma questão ideológica. Para o editor, o aumento da procura "poderá ter a ver com a curiosidade e com o facto de, agora, poder ser lido na privacidade dos iPads".

Para o editor, o sucesso da obra em formatos digitais poderá estar associado à curiosidade das pessoas pela obra, que a podem assim ler de uma forma mais "clandestina". "Devido ao tipo de livro ideológico que é, e à pesada carga ideológica que tem, as pessoas tinham receio de o comprar numa livraria, de o ler no metro ou mesmo colocá-lo na estante da sua sala, para não serem conotadas com o nazismo ou serem criticadas por isso. E agora têm a oportunidade de satisfazer a sua curiosidade com mais privacidade" diz.

No entanto, não só a curiosidade pela obra poderá justificar, só por si, o aumento da procura. Fatores como o aumento do desemprego, a degradação das condições sociais e as dificuldades económicas causadas pelas medidas de austeridade que têm sido implementadas por todo o mundo são, normalmente, fatores que fazem disparar a insatisfação popular e o aumento da adesão a ideologias radicais e extremistas.

0 estrelinhas:

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger