26 de abril de 2007

Nós não temos que, mas podemos se...

Fui assistir a (mais um) concerto de Da Weasel, na noite de 24 para 25. Ainda estou a tentar encontrar as palavras correctas para descrever o espectáculo - até porque esgotei grande parte do meu dicionário de adjectivos no post do David Fonseca (aqui).

Comecei a noite na Praça Rodrigues Lobo a assistir a Kyoto, a banda de um colega, e que está a fazer sensação na região de Leiria. Confesso que não conhecia nenhum dos temas interpretados; estive lá para dar apoio, debaixo de chuva.

Depois, ala para o recinto da Semana Académica... chuva, lama, mas muita vontade de saltar ao som de um "falamos vinte línguas/ dialectos de ternura". Ainda estavam a actuar os Terrakota. Enquanto Pac, Virgul, Jay Jay e companhia não começavam a actuar, eu e a V. fomos dando uns giros... encontrei vários ex-colegas. É nostálgico encontrar tanta gente que fez parte do nosso mundinho durante 4 anos. Fez-me querer voltar a estudar, fez-me querer voltar atrás no tempo e reviver os meus tempos de estudante da mui nobre academia de Leiria.

Entretanto, começaram a tocar os meninos de Almada. O pessoal presente no recinto começou a juntar-se junto ao palco, debaixo da mesma chuva que tentavam evitar a todo o custo horas antes. Começam a ouvir-se os primeiros acordes do "Toque toque", uma das músicas do novo álbum "Amor, Escárnio e Maldizer". Deram um saltinho a várias músicas de álbuns anteriores... sempre são 10 anos de história e 7 discos.

O momento que assisti e que me provocou um nó na garganta, foi quando cantaram o "Toda Gente"... e no final da música, Pac relembrou à assistência que é dia 25 de Abril e apelou a um não esquecimento da data. Às duas por três, probleminhas técnicos. Dão imenso jeito, principalmente quando estão algumas centenas de fãs à espera debaixo de chuva. Já tinha visto coisas parecidas, na televisão, mas nunca pensei vir a fazer parte de uma multidão que espera (e desespera) por mais uns minutos de música. Pac agradeceu, comovido, a nossa paciência. Mais música e um final em grande com o novo single.

Um cravo vermelho voou pelo ar e aterrou aos pés do Quaresma. Um último agradecimento. Uma salva de palmas. Continuava a chover e o pessoal lembrou-se que já eram 3 da manhã e que amanhã era outro dia.

Obrigada, Doninha!
P.S. Estava a esquecer-me de dizer que gostei do discurso comemorativo do Presidente da República, na Assembleia, ontem. Tentou "convocar" os jovens a dar continuação à revolução de há 33 anos. "Em nome de Portugal, não se resignem!" - gostei!
P.S. 2 Estive, também ontem, a dar uma espreitadela ao programa "Só Visto" (RTP). Uma filha de Salgueiro Maia foi entrevistada. Fiquei ainda mais triste por nunca ter tido a oportunidade de conhecer este homem. Eu tinha 9 anos quando ele morreu... nem sequer sabia da existência dele, e quando soube, já era tarde.

13 estrelinhas:

Unknown disse...

Para a semana é a minh vez de ir aos Da Weasel!!!!
Grande banda!

Até breve . . .

Moinante disse...

Hoje com algum tempo " desfolhei " um pouco mais desta página .

Votos de continuação e um óptimo fim de semana .

Isabel disse...

Bom domingo

Alexandre disse...

Bom, este post é uma autêntica reportagem, há jornalistas que não conseguem transmitir tão bem o que tu conseguiste.

E com os meus vizinhos Da Weasel a qualidade está sempre garantida!!!

Um beijinho grande!!!

SONHADOR disse...

existe quem goste do grupo e existem outros, como eu, que só gostam de uma ou duas músicas.

gostei do blog.

Anónimo disse...

tive saudades

Moinante disse...

Claro que gostei !
Tens uma forma muito característica de expores os acontecimentos , não passa despercebido , continua .

Abraços .

Klatuu o embuçado disse...

Não são maus...

veritas disse...

Olá Cristina:

Chamas-me a atenção para uma banda que conheço pouco, talvez porque não se enquadra no meu estilo pessoal. Mas esta vida é feita de novas experiências. Vou escutar com mais atenção.

Bjs. Excelente semana.

Amora Silvestre disse...

beijinhos. bom feriado

V.P. disse...

Olha às vezes pergunto porque é que o meu blog se chama Sean Paul, porque devia ser Da Weasel eu amo Da Weasel, desde há mt tempo!!! Para mim são o melhor grupo do MUndo!!!

Adoro as musicas todas, incluindo o God bless Johnny!!!! lol

Tiveram aki em Vila Real dia 21 e foi espectacular com seria de esperar!!!

Ainda bem que gostaste!!! :)

bj

Boa semana

Moinante disse...

És um " Blog Amizade " , Visita a minha página .

Capitão-Mor disse...

Gosto mais das letras do que musicalidade em si dos Da Weasel. talvez por pertencer a uma geração ligeiramente mais velha, continuo a ter a trilogia Heróis do Mar, Sétima Legião e Madredeus como pontos de referência. Nas bandas mais recentes confesso que gosto bastante do The Gift, apesar de serem um pouco convencidos.


Esse apelo do Presidente da República é muito importante. Creio que Portugal precisa de ressurgir das cinzas.
Bom feriado!

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger