11 de fevereiro de 2011

Egipto deu 10-0 a Mubarak

Sentada no sofá, vejo, nos três canais nacionais, o noticiário da noite. O que faz a agenda do dia? A capitulação de Mubarak, no Egipto, menos de 24 horas depois de ter dito que não saía.

Vejo a felicidade no rosto das pessoas apanhadas pelas câmaras de televisão (mundiais); vejo lágrimas de alívio pelo final de 30 anos de ditadura... e pergunto se foi isto que os portugueses sentiram em 1974.

Vejo os principais líderes mundiais a congratularem o povo egípcio pela conquista, vejo os governantes dos países vizinhos a tremerem - não vá dar-se o caso da revolta popular ser como um vírus que se apanha, enquanto se bebe um copo de água.

Vejo uma série de pessoas a emitir opiniões, sobre uma situação à qual nunca prestaram grande atenção, porque o Egipto fica muito longe e só as pirâmides é que têm interesse.

Vejo tudo e isto e pergunto-me se estes mesmos manifestantes, embriagados pela liberdade repentina, vão saber - sensatamente - erigir um novo governo, com cabeça, tronco e membros? Pergunto-me se não vai surgir um grupo que volte a conduzir o país a um novo governo sufocante?

Por outro lado, assistimos a um momento grandioso. Assistimos à manifestação efectiva da força que as pessoas têm quando se juntam... e, caramba, que bom que é!

1 estrelinhas:

Miguel F. Carvalho disse...

esperemos é que agora não tenham 20 anos de ditadura militar...

desconfio sempre de 'revoluções' em África... já estou um bocado escaldado...

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger