17 de novembro de 2014

Dia da Mundial Prematuridade


Poucos dias após a Gui não conseguido mais lutar , depois ter nascido apenas com 25 semanas de gestação, assinala-se o Dia Mundial da Prematuridade.

Eu, sou de termo; o Henrique, idem. O meu irmão, não. O meu irmão, há 20 e muitos anos, foi um bebé prematuro. Tinha 4 anos, e não me lembro de muito. Lembro-me de um bebé muito pequeno, e lembro-me de um primito, na altura, ter dito que o gato deles era maior que o bebé...

Das estórias que se contam, a minha mãe não estava à espera que o bebé nascesse naquela altura. Estava previsto para daí a um mês, sensivelmente.
Nasceu com o cordão ao pescoço, com dificuldades em respirar...

Lembro-me de me terem dito que, afinal era um mano, e não uma mana como tinha "chutado" a única ecografia que a minha mãe fez durante a gravidez.
Lembro-me do dia em que veio para casa.
E lembro-me que, a partir daí, me tornei a guardiã daquele bebé.

Sei que ninguém, ou muito poucos, estão preparados para ter um prematuro em casa. Felizmente, que o meu irmão era um daqueles prematuros, ali a roçar o tempo completo; o que, findas as contas, não abalou muito o ritmo já estabelecido lá de casa.

Mas, a todas as Mães de prematuros: a força está ali ao virar da esquina! A vossa e a deles!

0 estrelinhas:

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger