Sim, Speeder, também tenho uma opinião formada sobre os Jogos Olímpicos. Mas, infelizmente, bate com politiquices e odeio mexer em assuntos que me irritam.
Fomos para Pequim com a confiança em alta. Que íamos chegar, ver e vencer... não me chateia por um segundo sequer estes níveis de confiança. Acho muito bem que os atletas se sintam prontos para enfrentar qualquer adversário. Mas, o nosso governo "esquece-se" de os apoiar devidamente. Já toquei no assunto quando o Nélson Évora foi campeão europeu de triplo salto.
O Arnaldo Abrantes, que competiu nos 200 metros, foi eliminado, por ter bloqueado ao ver o "Ninho de Pássaro" cheio. Não me surpreende. Nem me choca. Nem sequer lhe aponto o dedo, porque conheço a realidade no atletismo português. Muitos treinadores de sofá rasgam as piores críticas: falam da atribuição de bolsas, dos critérios de selecção e duvidam das capacidades destes homens e mulheres que gastam dinheiros dos seus próprios bolsos em nome do amor que sentem pela prática do atletismo.
O Arnaldo Abrantes é estudante de medicina, de 3.º ano; não é profissional como um Phelps! O Nélson Évora é estudante de marketing! A Vânia Silva é professora. E infelizmente, não podem dedicar-se como gostariam, inteiramente, ao atletismo.
Chateia-me, sim, que senhores como o Laurentino Dias venham depois dizer que a medalha de prata da Vanessa Fernandes é "dopping positivo". Chateia-me que metam nos píncaros os vencedores e se esqueçam dos vencidos. E é por isto que não falo de grandes competições, como os Jogos Olímpicos: porque me irrito facilmente com a hipocrisia.
(editado a 19-08-2008) Ahhhh... e esquecia-me de outra coisa: o Marco Fortes foi eliminado. Antes de mais, conheço-o pessoalmente, e apesar de ter aquele tamanhão todo, é super-simpático e muito brincalhão. Teve vários problemas de adaptação ao fuso horário: não conseguia dormir e tinha fome, durante a noite, treinava-se com sono e cansado, durante o dia. No momento em que terminou a sua participação nos JO disse que só lhe apetecia estar na "caminha", de pernas esticadas. Fora de contexto, parece desculpa de mau pagador, mas esse problema dele foi noticiado. Mas o portuguesinho só quer saber de vitórias e anda a cruxificar o rapaz. Não há paciência que aguente