19 de fevereiro de 2013

Baby-post #14: O Henrique e as CTG's

Imagem tirada daqui:
http://aestrelinhadesejadapat.blogspot.pt/
2008/02/consulta-1toque-e-ctg.html
Hoje fui a mais uma consulta. Estou agora na fase das visitas quinzenais ao doutor. E já me haviam prevenido que a partir das 36/37 semanas, iria começar a fazer uma CTG (cardiotocografia - ou seja, uma medição das contracções e do batimento cardíaco do pequeno ser) antes da consulta.

A boa da Cristina pensava que esta consulta - estou de 35 semanas e 2 dias, para os leigos, praticamente 8 meses -  ainda era das de rotina: pesar, ver a tensão, e "até para a próxima se Deus quiser!".

Perguntinha do costume: "como se sente?" e foi aqui que tudo mudou. "Ah e tal, hoje de manhã tinha a barriga algo dura e não sentia o bebé como habitualmente, ele que é um mexidão, tive de chatear para ele dar um ar da sua graça... fiquei na cama a descansar e agora estou bem".

Tive de fazer CTG. O médico disse que é normal começar a sentir contracções nesta altura. Umas indolores, chamadas de Braxton Hicks, que não são as de parto, mas umas que o corpo provoca para "treinar" para o grande dia.

Lá me acomodaram e começou aqui a parte gira da coisa. A verdade é que estava com as ditas contracções. E numa e outra altura, tive umas mais fortes que fizeram o coração do Henrique disparar e ele começar a mexer-se como se quisesse saltar dali para fora. E com o batimento cardíaco do pequeno a subir como uma flecha, a máquina começou a fazer barulho. E quanto mais barulho fazia, mais o coração do pequeno batia . Aquilo estava a enervá-lo, basicamente.

E eu a ver-me no papel mais estranho: por um lado, com vontade de rir, por a situação ser claramente de causa-efeito, e, por outro lado, estava a enervar-me o raio da maquineta não parar. Respiro fundo, e opto por falar com o bebé. "Vá, filhote... calma. Isto já passa. São só mais uns minutinhos pequeninos. A mamã tem de fazer isto".
E ele acalmou. E a máquina deixou de fazer barulho. E o coraçãozinho dele passou a bater normalmente. E parou de se mexer.

Nova contracção e o mesmo filme. Antes dele começar a enervar-se ainda mais, comecei a falar com ele, mal a máquina deu o 1.º alarme. Até que os 20 minutos acabaram.

Conclusão: o Henrique não gosta de CTG's, nem de barulhos manhosos. De sopa, sim. De CTG's, não.

0 estrelinhas:

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger