10 de março de 2011

"Quero ser feliz agora!"

Neste momento, o Benfica está a jogar com o PSG; o FC Porto e o Sp. Braga jogaram este fim de tarde, mas, sinceramente, isso passa-me ligeiramente ao lado.

(o Benfica está empatado)

Estou a ver a RTP e o debate, moderado pelo José Rodrigues dos Santos, 'A Canção é uma arma?'. Está a ser particularmente interessante, porque temos um Fernando Tordo, um Pedro Abrunhosa, um Jel e um (para mim desconhecido) Rui Vieira Nery a falarem sobre o valor intervencionista da música e sobre o seu papel na sociedade.

Um dia depois da tomada de posse de Cavaco Silva e no dia da apresentação da moção de censura do BE, Jel disse a frase que deu título a este post. Porque, para ele, só neste momento é que a música que fez e que acabou por vencer o Festival da Canção, faz sentido. E pela segunda vez esta semana, vejo-me a concordar com ele.

Desde a música 'Sem Eira, Nem Beira', dos Xutos e Pontapés, não me lembro de uma canção ter feito tanto 'frisson' junto da comunicação social como 'A Luta é Alegria!'. Há umas semanas, os Deolinda reavivaram a chama da (quase esquecida) música de intervenção, e Os Homens da Luta ousaram 'abandalhar' o tradicional Festival da Canção com uma imagem colada do PREC.

Gostei especialmente de ver o ar do Fernando Tordo a relembrar o processo de realização da sua (nossa) 'Tourada' que ainda hoje cabe, perfeitamente, no reportório nacional cançonetista.

(o Benfica acaba de marcar o 2.º - mas o debate também já acabou!!)

Confesso que gostei de ver. Gostei de assistir a uma conversa onde Jel despiu a personagem que apanha pancada de toda a gente, que já esteve preso e já foi processado variadíssimas vezes, e falou de forma a que as pessoas possam ver que de idiota não tem nada. Gostei de ver o Abrunhosa a defender a sua música, a sua dama, a sua arte com unhas e dentes.

Gostava de aqui colocar o vídeo do Fernando Tordo com a 'Tourada', aquando da ida ao Eurofestival, mas o Youtube decidiu embirrar comigo hoje. Acho que era a melhor forma de terminar este post, mas fico-me só pela intenção... toureiem muito e sejam felizes!

0 estrelinhas:

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger