7 de dezembro de 2010

O Sonho é o Destino...

"Dream is destiny" é uma das primeiras falas do último filme que vimos juntos, 'Waking Life'. Trata-se de um filme, que recorre à animação, e que aborda diversas questões filosóficas sobre a condição humana, o sonho, a religião...

Não é um filme fácil - especialmente se o vemos a horas em que estamos "mais para lá, do que para cá", mas acaba por nos fazer pensar em diversas problemáticas que, provavelmente, nunca teríamos pensado em ocasiões anteriores. Um jovem não consegue sair de um sonho, e nesses sucessivos sonhos (fez-me lembrar um pouco o filme 'Inception' onde se aborda a existência de diversos níveis de sonho...) ele vai encontrando várias pessoas que lhe vão falando sobre o significado e propósitos da Existência.

No final, ele despertou em mim a ideia da exploração do sonho enquanto alternativa à realidade. Ou seja, se conseguissemos controlar os nossos sonhos e ter consciência dos mesmos, podíamos daí construir uma realidade alternativa. Não podemos esquecer que passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir. É muito tempo "desperdiçado". Quantos e quantos de nós, não sonharam já com trabalho, ou com questões que podem - directa ou indirectamente - solucionar problemas que, enquanto acordados, não "desatamos o nó"?

2 estrelinhas:

Anónimo disse...

Não acredito no destino mas sim, acredito que no sonhar está o destino de muito boa gente porque tenho a certeza que muitos dos problemas do quotidiano podem ser resolvidos inconscientemente no sonho e quando acordamos e quando flui naturalmente uma solução, foi simplesmente o sonho que nos ajudou e simplesmente não nos lembramos..."eles não sabem que o sonho..."
Parabéns pelo blog!
Butterfly

Sadeek disse...

A mim nunca me aconteceu. Acho que isso só se deve passar com pessoal que dorme 1/3 da vida... HUMPFFFF.... :P

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOO

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger