Uma das minhas decisões de Ano Novo foi apostar mais na minha formação. Então e depois de uma candidatura semi-falhada a uma Pós-graduação, eis que surgiu a oportunidade de fazer um workshop de Fotojornalismo, com o rapazinho da foto abaixo.
Sérgio Claro é uma das pessoas com quem trabalhei ao longo do ano e meio que colaborei no "desportoleiria.net". Agora, as posições que ocupamos são outras: deixámos de ser colegas de trabalho; ele é o professor e eu, a aluna. Profissional impecável e cheio de boa-disposição, assim é o Sérgio.
De repente, este post parece uma ode ao Sérgio... mas não é esse o meu objectivo. Dizia que decidi apostar na minha formação. Julgo que este aspecto é importantíssimo para qualquer profissional de qualquer área. Tirar uma pós-graduação sempre foi um dos meus objectivos... e este ano, descobri a pós que me interessava acima de qualquer outra: Comunicação e Desporto, no Porto, sendo que o seu director seria o jornalista Carlos Daniel. Infelizmente, não houve interessados suficientes e o curso não abriu... quem sabe em Setembro ou Outubro, não irei para o Porto uns quantos dias por semana.
Entretanto, estou quase a terminar um ano lectivo do curso de alemão que decidi frequentar em Outubro do ano passado. Com uma média jeitosa, o alemão é uma ferramenta que poderei usar, se, eventualmente, decidir ir para fora, como já me passou algumas vezes pela cabeça.
Agora, o workshop é a cereja no topo do bolo. Como já se sabe, hoje em dia, um jornalista tem de ser capaz de fazer um pouco de tudo: texto, fotografia, ... e - caindo na tentação de escrever um cliché - o saber nunca ocupou lugar. Quem sabe se não me inspiro e tiro um curso de fotografia?
(a foto foi tirada pelo meu amigo Pedro Jerónimo, durante o Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação, em Leiria, em Novembro passado)