26 de abril de 2011

O dia seguinte

Ontem à noite, lembrei-me que, pela primeira vez na história deste blogue, não fiz qualquer referência ao 25 de Abril.

(entretanto, no dia 24 de Março, eu e o Estrelices comemorámos 5 anos de relação)

Contudo, também com o final da série 'Conta-me como foi', da RTP, veio-me à mente o dia seguinte. Como foi o 26 de Abril de 1974? Como ficou a vida das pessoas comuns que tinham coisas agendadas para esse dia? Como foi que acordaram de uma ressaca de 40 anos de ditadura? Não podemos esquecer que há 37 anos as pessoas despertaram para uma nova realidade...

Politicamente, sabe-se o que aconteceu, ou pelo menos, sabe-se o que se pretendia fazer (detenção dos membros do Governo, libertação de presos políticos, etc), mas... o que fizeram os portugueses comuns? Foram feitos discursos patrióticos e de liberdade, foram cantadas as mais belas baladas, mas... o que eu queria saber... como foi o dia seguinte?!

2 estrelinhas:

NI disse...

O meu? Foi de ansiedade. À espera que o meu pai fosse libertado. E foi "feriado" porque não houve aulas pelo que brincar todo o dia.

:)

Nitrox disse...

Brinquei às revoluções com um cravo na espingarda em vez de andar a matar cowboys (eu era sempre, e ainda sou, índio). O meu héroi, aquele senhor com uma G3 às costas e um olhar melancólico que muitos anos depois foi meu comandante - Salgueiro Maia.

 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger