31 de dezembro de 2009

Depois da meia-noite, é outro ano

Não saí de casa dos meus pais.
Não tive sorte no jogo, mas no amor é outra conversa.
Não estou milionária.
Ouvi mais música, li mais livros, mas assisti a menos concertos.
Fiz mais primeiras capas.
Tive mais e maiores responsabilidades.
Não cresci em altura, mas, como pessoa, sinto-me maior.

Acho que, em parte, este será um pequeno resumo daquilo que foi o meu ano. Consideravelmente melhor que 2008, o ano de 2009 trouxe-me algo que há muito ansiava: paz. Apesar de alguns problemas de saúde - em familiares - na recta final do ano, posso considerar 2009 como uma boa casta. Não fará um vinho excepcional, mas tem um paladar agradável.

Logo, quando passar a meia-noite, será 2010. Onde vou estar? A meio da IC19 como no ano passado? Não sei. Só sei que será, de novo, com ele.

Em 2010 - credo, esta data parece tão longe - só quero conseguir um bocadinho mais. Porque sou pouco exigente, contento-me com o melhor!

Boas Festas!

28 de dezembro de 2009

Dicionário de Português - Português

luz
(latim lux, lucis)

s. f.
1. O que, iluminando os objectos os torna visíveis.
2. Candeeiro, lâmpada, vela ou outra coisa acesa.
3. Efeitos de luz em quadro, fotografia ou outra representação.
4. O que ilumina o espírito. = claridade
5. Claridade de um astro. = dia
6. Brilho, fulgor.
7. Critério.
8. Evidência.
9. Ilustração.
10. Publicidade.

Coloquei uma fotografia tua como fundo de ecrã do meu telemóvel. Cada vez que recebo uma chamada ou uma mensagem, o ecrã acende-se. Já usei aquela pequena luz que emana do telemóvel como se de uma lanterna se tratasse. E todos os dias vejo o teu rosto iluminar-se e iluminar-me.

Tornastes-te a minha luz de presença.

24 de dezembro de 2009

A todos um Bom Natal

Com amor e muitas prendas no sapatinho!! Feliz Natal!


Imagem tirada daqui

22 de dezembro de 2009

Nani

20 de dezembro de 2009

Coisas que oiço por aí

1 - "O Avatar é o melhor filme da década"

2 - "O Avatar é uma espécie de 'Dança com Lobos', mas com 'Smurfs' gigantes" (Dr.ª Jo dixit)

3 - "Um dos fornecedores da loja diz que este ano só vai dar cintos à família, pelo Natal. Mas cintos como 'sinto muito mas este ano não há prenda!'" (T dixit)

Conclusão: estou na dúvida quanto ao 'Avatar'. Fora isto tudo bem!

17 de dezembro de 2009

Responsabilidade Social do Estrelices

Chegados que estamos à época de Natal - não se esqueçam que faltam apenas 6 dias, e que os funcionários do Continente ameaçam com greve no dia 24 - toda a gente é solidária com toda a gente. O Estrelices não foge à regra.

Na impossibilidade de mover mundos e fundos, por não ter aqueles contactos privilegiados que toda a gente pensa que tenho, o Estrelices apenas se associa à causa da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Leiria, com a minha humilde divulgação.

Foi hoje apresentada a campanha do calendário. As crianças com paralisia cerebral, utentes da APPC, foram os protagonistas de um calendário, subordinado ao tema "Quando eu for grande, quero ser...". No calendário, os cerca de 30 modelos ocasionais "desfilam" como se fossem profissionais de várias áreas.

Além da óbvia angariação de fundos, o objectivo passa por transmitir a mensagem que estas crianças também aspiram a ser qualquer coisa, quando forem grandes (eu, aos 4/5 anos queria ser professora, polícia e médica... tudo ao mesmo tempo)

Os calendários custam cinco euros e podem ser encontrados por Leiria, por exemplo no ISLA ou na sede da APPC, ou encomendados através do número: 244 833 983. Vamos ajudá-los?

Ao mesmo tempo, está a decorrer uma venda de Natal, também da responsabilidade da APPC, num espaço na Avenida Combatentes da Grande Guerra, em Leiria (em frente ao Café Colonial - só para situar os leirienses). E ainda, a empresa Natureza Brincalhona, localizada na Incubadora de Empresas nos Parceiros, está a oferecer 1€ por cada exemplar vendido do livro "As Aventuras do Verdinho - O Planeta Verde".

E no âmbito de responsabilidade social desta instituição que é o Estrelices, acabo de apresentar três formas de ajudar as crianças da APPC.

16 de dezembro de 2009

Já comprei outro caderninho

Tenho um fetiche por cadernos novos, por 'moleskines' (tenho três do género) e por livros por estrear. Não resisto a um caderno em qualquer superfície comercial. A minha primeira reacção é procurar a secção de artigos de escritório.

Será fascínio pela escrita ou é só tolice?

(A minha capacidade para escrever posts com zero de conteúdo está a aperfeiçoar-se. Ao fim de três anos e tal de blogue já estava mais que na hora de ter discursos perfeitamente vazios. )

A música que me acompanha: OIOAI - Ponto Fraco

9 de dezembro de 2009

Anotamentos

1 - Elegemos deputados palhaços e deputadas vendidas, que integram Comissões Permanentes. Finalmente, começa-se a ver alguma acção entre aqueles que têm os destinos do País nas mãos. Acho, contudo, que as coisas só vão ao sítio quando se perder a compostura, a malta 'rodar a baiana', estalar o verniz e começarem a voar sapatos na direcção de uns e outros deputados.

2 - Experimentei a sensação de um frio indescritível depois de uma discussão. Tiritei de frio, os pés estavam gelados e as lágrimas poderiam, a qualquer instante, formar estalactites. E lamento constatar que, para alguns, a vitimização é o melhor remédio, quando tudo o resto falha.

3 - Depois de uns dias em que tentei, por um bocadinho, esquecer que as coisas nem sempre correm como eu sonhei, voltei à minha vidinha costumeira. Chamemos-lhe "período pós-Paraíso". No trabalho, continua tudo na mesma. Em casa, idem idem aspas aspas. Onde é que é o botão 'off' desta porra toda?

4 - Continuo sem espírito natalício. Já fiz a árvore, já tentei ir às compras, já entrei em estabelecimentos onde se ouviam músicas de Natal, já fiz a lista daquilo que quero oferecer e a quem quero oferecer... mas nada resulta. Para mim, este ano, o Natal tem tanto interesse como a 2.ª Circular em hora de ponta.

5 - Sim. Também estou com TPM e ando a comer After-Eight como se o mundo acabasse amanhã.

8 de dezembro de 2009

São dias assim

Passeios. Mimos. Cafézinho. Conversas sérias. Conversas a brincar. PS3. Risos (muitos). Mãos dadas. Cinema. Uma garrafa de vinho. Chuva na rua. Uma manta quentinha. Música. Ainda mais risos. Frio na rua. Abraços. Chá e torradas. Capuccino e bolachas.

É preciso tão pouco para ser feliz.

3 de dezembro de 2009

Carta ao Pai Natal 2009

Querido Pai Natal,

sinceramente... este ano, não estou com pachorra para pedir seja o que for. Não vou fazer uma lista, dividida por cartas aqui publicadas, não vou fazer choradinhos, chantagens ou ameaças. Estou a ser o mais honesta possível.

Não te peço caixas de chocolates, CD's, livros, nem roupa.

Olha, fazemos o seguinte: distribui as prendas à malta, que eu fico com o último embrulhozinho do saco. Aquele pequenino que sobra sempre e que fica escondido numa dobra do teu saco mágico...

Xau-xau e até daqui a uns dias.
Beijinhos,

Cristina

1 de dezembro de 2009

December mood

Quase sem dar por ela chegámos a Dezembro. E começo a olhar para trás. No momento em que escrevo, entrámos no dia 2 de Dezembro há coisa de cinco minutos; temos, portanto, 29 longos dias para preparar a Passagem para 2010 e 22 longos dias para preparar o Natal e comprar as prendas.

Hoje... digo, ontem, dia 1... PRECISEI de fazer a árvore de Natal. Ainda não me sinto imbuída do espírito a época, prendas compradas é mentira, paciência e tempo para as fazer idem aspas. Pôr luzinhas, bolinhas, anjinhos, Pais-Natal miniaturas, sininhos e outros "inhos" na árvore e tornar mais natalícia a minha sala de estar foi o primeiro passo.

Precisamente, há um ano escrevi isto. E agora estou a preparar-me para o mesmo, mas com uma semana de atraso. É o que preciso para animar, levantar o ânimo e enfrentar o doce tormento de Dezembro com alma renovada.

A música que me acompanha: Mazzy Star - Flowers in December

Dicionário de Português - Português

verbalizar
v. tr.
Tornar verbal.


Podem vir enxurradas de palavras, mais ou menos compridas, mais ou menos eruditas, mais ou menos complicadas. Podem vir dezenas - centenas, milhares, dezenas de milhares de milhões de biliões - de pequenas letrinhas desenhar no céu outras pequenas palavrinhas, suficientes para escrever um livro. Porque tudo o que quero dizer é tão simples que é impossível haver mal-entendidos:

Gosto de ti!
 

(c)2009 Estrelices. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger